quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um pouco de história...


"Travancinha é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 12,66 km² de área e 618 habitantes (2007). Densidade: 49,8 hab/km².

Situa-se esta freguesia no extremo poente do concelho, confinando com o de Oliveira do Hospital. Assente na planície do chamado “baixo concelho”, a uma altitude de 380 metros, Travancinha tem o seu ponto mais elevado na Borceda, onde existe o marco geodésico denominado Pilar da Borceda.

Como certidão da sua provecta idade, Travancinha apresenta vestígios de um velho castro e de uma calçada romana, além de sepulturas cavadas na rocha. Também o seu topónimo, diminutivo arcaico de Travanca, indicia uma remota antiguidade.
As mais antigas referências a Travancinha datam dos primórdios da monarquia portuguesa, mais concretamente do reinado de
D. Sancho I. D. Dulce, a esposa deste monarca, teve o senhorio desta terra, fruto das compras que fez a vilãos foreiros. Antes da rainha a possuir, Travancinha era toda foreira à coroa. A infanta D. Mafalda herdou as propriedades de sua mãe, aumentando o seu património com muitas outras que adquiriu um pouco por toda a região de Seia, incluindo aqui na freguesia..."




__

Sem comentários: